quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

IAP aponta contaminação no Rio Iguaçu provocada pelo aterro na Caximba

Foi comprovado o lançamento de chorume do aterro sanitário diretamente no Rio Iguaçu e em níveis que superam em 60 vezes os padrões

Comissão do Lixo ouve comunidade da CaximbaO presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, notificou, nesta quarta-feira (09), a prefeitura de Curitiba a indicar, em 15 dias, uma solução para o sistema de tratamento de efluentes do aterro da Caximba. Foi comprovado o lançamento de chorume do aterro sanitário diretamente no Rio Iguaçu e em níveis que superam em 60 vezes os padrões estabelecidos pela legislação ambiental. A notificação inclui a possibilidade de multa diária em função da desconformidade ambiental.

Os laudos emitidos pela diretoria de Estudos e Padrões Ambientais do IAP (Depan) apontam comprometimento da qualidade da água do rio, principalmente nos níveis de toxicidade, medidos pelos efeitos em daphnias (pequenos crustáceos de água doce, que servem de alimento para peixes). Em água de rios, a legislação permite fator 1 de toxidade para esse organismo vivo, sendo que o resultado obtido pelo IAP foi de 64.
 
Leia mais em:
http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=52833

Nenhum comentário: