quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

FRG comemora 20 anos de emancipação política

O município de Fazenda Rio Grande comemora no próximo dia 26 de janeiro, os seus 20 anos de emancipação política. Para a população fazendense, a independência significa progresso, liberdade, autonomia, respeito e contradições típicas de uma cidade em crescimento. O presente do município para a população fazendense é o Armazém da Família, que está sendo esperado por muitos moradores.

De acordo com o prefeito Chico Santos “um dos principais objetivos da gestão é o resgate da cidadania, a participação direta da sociedade e o redirecionamento das ações do poder público, dando ênfase ao desenvolvimento da cidade e o reposicionamento de Fazenda Rio Grande no cenário estadual. O município esta deixando de ser uma cidade dormitório e se transforma em um pólo industrial” lembra o prefeito.

A história do município fazendense vem desde o início do século XVI, onde existiam apenas terras indígenas na região, sendo uma delas a aldeia CAPOCU, cujas terras pertenciam ao governo da 5ª Comarca de São Paulo.

Em 1800 surgiu junto à fazenda CAPOCU outra fazenda denominada RIO GRANDE, ou GRANDE RIO, porque se desenvolveu às margens do Rio Iguaçu. Esses dois povoados originados pelas duas fazendas, passaram a ser denominados de Fazenda Rio Grande, que juntamente com outros povoados desta região em 25 de julho de 1960, foram desmembrados de São José dos Pinhais formando o Município de Mandirituba.

A emancipação de Fazenda Rio Grande se deve a um contexto sócio-econômico específico, que está atrelado ao crescimento da grande Curitiba ao final da década de 1970. A partir de 1975, com a quase erradicação da produção de café na região norte do Paraná, houve um grande movimento de êxodo rural no Estado, o qual atraiu para a região metropolitana de Curitiba muitas pessoas.

O município de Fazenda Rio Grande, começou a se tornar realidade em 15 de setembro de 1989, através de projeto de lei do deputado estadual Aníbal Khury. Em 26 de janeiro de 1990 através da Lei Estadual nº 9.213, sancionada pelo então Governador Álvaro Dias, nas dependências da Churrascaria 22, na presença de mais de três mil testemunhas, foi criado o município de Fazenda Rio Grande.

Ao completar 20 anos de sua emancipação política e administrativa, neste ano de 2010, seus cidadãos olham o passado com respeito, em profunda reverência àqueles que iniciaram na vida árdua do trabalho artesanal; que produziram para a própria subsistência, sem, porém, deixar de sonhar com o futuro das novas gerações. O município avança a cada dia no seu papel de destaque ao passar por uma fase de grande desenvolvimento econômico e social.

Nenhum comentário: